A verdadeira Páscoa

Como professora, chegando este momento da pascoa sempre tentamos fazer algo com os meninos acerca dos eventos que estão a decorrer, então pedi aos meninos para fazerem um desenho sobre a Páscoa. Mas sempre que perguntava para eles o que era a Páscoa, a resposta era instantânea: os ovos de chocolate e o coelhinho.
Fiquei um pouco triste, porque ninguém explicou para as crianças o verdadeiro sentido da pascoa, porque a sociedade distorce a realidade para os mais pequeninos e lhes incute coisas distorcidas e sem lógica como “o coelhinho põe ovos da pascoa”.
Mas fui aprofundar mais essa história dos ovos e está aí para quem quiser ler e pesquisar:

Páscoa Judaica - data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egipto.

Páscoa Cristã - celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição. É o dia santo mais importante da religião cristã.

Páscoa pagã - na primavera, lebres e ovos pintados com runas eram os símbolos da fertilidade e renovação a ela associados. A lebre (e não o coelho) era seu símbolo. Suas sacerdotisas eram ditas capazes de prever o futuro observando as entranhas de uma lebre sacrificada. A lebre de Eostre pode ser vista na Lua cheia e, portanto, era naturalmente associada à Lua e às deusas lunares da fertilidade. De seus cultos pagãos originou-se a Páscoa (Easter, em inglês e Ostern em alemão), que foi absorvida e misturada pelas comemorações judaico-cristãs.

Para você que é pai ou mãe agora já sabe o que significa os ovos e o coelho que os midia tentam enfiar nos olhos dos seus filhos. Propaganda? Concerteza! Mas tem mais do que isso… querem levar toda a sociedade ao completo paganismo, para a ira de Deus.

Cuide dos seus filhos e proteja-os desse mundo…

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Senhor é o meu baluarte

Desde Adão até Noé

A Fogueira