O Senhor é o meu baluarte


"O SENHOR é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu baluarte."
Salmos 18:2

Baluarte... muitas vezes li este salmo, mas agora fiquei-me questionando, o que significa baluarte?

Então fui ver ao dicionário
"Baluarte
nome masculino
1. elemento de defesa situado nos ângulos de uma fortificação, avançado em relação a ela e destinado a protegê-la; bastião
2. local completamente seguro; fortaleza inexpugnável
3. figurado conjunto dos defensores de um ideal
4. figurado sustentáculo; alicerce"

A primeira definição é aquela que acho mais apropriada, Deus é o meu baluarte, ou seja, Ele está avançado em relação a mim, com o intuito de me proteger.
Na última definição, pode também definir-se como alicerce, ou seja que nos firma com o objectivo de não nos deixar cair.
Na mesma definição Ele nos sustenta como o alicerce sustenta a casa e nos protege de qualquer que nos queira atingir, repare-se na grandiosidade, pois, na 2ª definição é local completamente seguro.
Quando estamos em comunhão com Deus, é assim que nos tornamos, ninguém pode nos abater!

Na fé
Alzira

Comentários

  1. precisamos estar nesse lugar seguro em meio as nossas guerras e pelejas diárias

    ResponderEliminar
  2. Na verdade a melhor maneira de entendimento de *baluarte* eh substituindo a mesma por escudo, o que já está na definição do salmo.
    Pq a definição segundo o dicionário eh que BALUARTE eh a forma em que uma edificação em rocha que se curva cobrindo (avançando) sobre ela mesma tornando a base mais forte. O salmista faz uma alusão ao termo baluarte se referindo ao Criador pois ele acabará de vencer uma guerra e foi salvo pelo seu escudo e pela "muralha" humana que abateu os flancos e pertiu a sua vitoria.

    ResponderEliminar
  3. Amo este salmo e o Salmo 23.
    JESUS é a minha força, o amor da minha vida eterna.

    ResponderEliminar
  4. Muito forte pois isso nos faz refletir o quanto precisamos estar juntinhos com a Pa lavra de Deus,pois,ela é o próprio Deus a nos sustentar.

    ResponderEliminar
  5. A nossa força precisa estar em Cristo.
    Baluarte espiritual pode se levantar tanto para o bem quanto para o mal.
    A diferença é estar com Senhor Jesus , protegido em todos os baluartes no campo espiritual.
    Não há ninguém que possa nos livrar das fortalezas que não estamos esperando em nossa vida no dia mau.
    Por isso Jesus, Jesus, Jesus é tudo.
    Ec 9:13,18

    ResponderEliminar
  6. Nossa! Que verdade! "Quando estamos em comunhão com Deus, é assim que nos tornamos, ninguém pode nos abater."

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Desde Adão até Noé

O Valor da Mulher - Estudo