Elias

Olá amigos,

Hoje queria compartilhar a minha leitura para com vocês

Alguém deve pensar que a bíblia é a minha fonte de curiosidade, e é verdade rsrsrs.


Então vamos lá, 1 Reis, capitulo 19:
“E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada.
Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.
O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.
Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.
E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.
E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se.
E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.
Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.
E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?
E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.
E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o SENHOR. E eis que passava o SENHOR, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do SENHOR; porém o SENHOR não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o SENHOR não estava no terremoto;
E depois do terremoto um fogo; porém também o SENHOR não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada.
E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?
E ele disse: Eu tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei; e buscam a minha vida para ma tirarem.
E o SENHOR lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria.
Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar."

Elias acabara de fazer um feito que ficaria marcado na história, ele derrotou todos os profetas de baal quando o fogo desceu do céu e queimou o seu sacrifício apresentado a Deus. “Elias orou e o fogo desceu”. Com esta grande vitória todos viram que o deus baal não passava de um pedaço de madeira/pedra e que o Deus de Abraão de Isaque e de Jacó era o Único Deus. Porém, a grande seguidora de baal, Jezabel, envia um recado intimidatório para Elias.
Existem aki várias perguntas:
Se Elias fez o fogo descer do céu porque ficou com medo de uma ameaça?
O correcto seria Elias pensar, se Deus fez o fogo descer também vai derrotar cada um dos que levantarem contra mim, mas Elias estava cansado. Não é que Elias caiu na fé, mas ele estava cansado. Todos nós enfrentamos um monte de lutas todos os dias e nos oprimem por causa da nossa fé, muitos de nós em algum momento ficamos cansados.
Agora olhe o que Deus fez para com Elias:
Deus o alimentou, para que ele ganhasse ânimo, para o fortalecer e para ele terminar a sua jornada. E é assim que Deus faz com todos nós, Ele nos alimenta com pão espiritual, e espera a nossa recuperação.
Mas a decisão de nos levantarmos cabe a nós mesmos, Deus jamais vai obrigar alguém, e Elias não queria mais.
Outra coisa curiosa, Deus não mostrou a Elias que havia sete mil homens cujo joelhos não se curvaram perante baal, porque até ao momento Elias pensava ser o único.
Aí perguntamos, mas se Deus tivesse mostrado isso para Elias talvez ele não tivesse desistido. Pois é, mas Deus precisava de ver o espírito avivado de Elias, e não viu.
Então Deus escolheu outro para o lugar de Elias – Eliseu.
Deus quer-nos usar, porém se nós não quisermos, Deus vais escolher outro.

A minha leitura ainda não acabou, no novo post falarei de Eliseu, aguarde... :)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Senhor é o meu baluarte

Desde Adão até Noé

O Valor da Mulher - Estudo