A justificação


Quem nunca teve que se justificar perante uma situação?
Muitos tentam-se justificar, ou quando fizeram algo de errado ou quando tal nos é exigido.

Existem vários tipos de justificação, observemos alguns:
  • Justificar no trabalho o porque de ter chegado atrasado pela manha,
  • Justificar ao professor o porque de ter faltado à aula,
  • Justificar aos pais porque que tirou má nota aquela disciplina,
  • Justificar para os filhos o porque de não ter tempo para brincar com eles o dia todo ou porque que não pode ir assistir ao jogo de futebol dele,
  • Justificar ao esposo porque gastou tanto dinheiro em compras.
Todas as justificações são válidas, mas nem todas são aceites.

Quando é que as justificações passam a ser desculpas?

O motivo é apenas um, porem as desculpas são muitas. As desculpas são dadas para tentar usar de sentimento, os mais experientes conseguem inventar desculpas de uma forma muito sibtil e todos conseguem pensar que é um motivo independentemente da historia ser verdadeira ou não, já os inexperientes metem os pés pelas mãos e conseguem contar uma historia, como se diz na minha terra “do arco da velha” que é como quem diz uma historia sem sentido com todo o tipo de peripécias.
O motivo é apenas um independentemente do resto, o motivo é foco da questão.

Se eu não quero dar desculpas porque tenho então que me justificar?

Esta é uma pergunta muito boa, para o mundo tem que existir uma desculpa para tudo, até para a morte, mas, ainda assim, o mundo não aceita qualquer tipo de desculpa, por exemplo, chegou atrasado na escola, logo de imediato o aluno se justifica, adormeci. O professor não aceita esse tipo de desculpa.

A mim também me foi exigida uma explicação por não ter comparecido no lugar combinado à hora combinada, mas que justificação apresentar? Eu decidi não apresentar justificação pois quem me justifica é Deus, devo melhorar e aprender com os erros, falhei e assumo.
A verdade é que podia arranjar um monte de desculpas, e apesar de todas serem verdade, nenhuma justifica o eu me ter comprometido e depois falhar, e alguém diria errar é humano, mas acertar também, por isso está na hora de acertar e deixar de dar desculpas esfarrapadas.

E se apesar de tudo Deus não me justificasse, que teria eu a perder? Talvez uma oportunidade, uma oportunidade de aprender e realizar um sonho, o sonho de ser. Porque as oportunidades passam, cabe a nós agarrá-las. Talvez pareça egoísta, para alguns, mas tudo depende dos olhos de quem vê. Só podemos dar aquilo que temos, e se temos pouco? Então temos que dar ainda assim para que Deus venha a multiplicar o pouco e haverá em abundância.

Na fé absoluta!!
Alzira

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Senhor é o meu baluarte

Desde Adão até Noé

O Valor da Mulher - Estudo